Semana Nacional da Família 2020

A Igreja no Brasil celebra, dentro do Mês Vocacional, de 09 a 15 de agosto, a Semana Nacional da Família. Com o tema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24,15), o objetivo é valorizar e refletir sobre o protagonismo da igreja doméstica. O tema deste ano convoca todas as famílias a serem como o profeta Josué, a quem foi dada a tarefa de introduzir o povo de Deus na terra prometida, que realizou sua escolha em nome de toda a sua família aprofundando assim a vocação familiar como primeira comunidade cristã.

A participação das famílias na Semana da Família 2020 ocorre através do subsídio “Hora da Família”, elaborado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), organismo vinculado à Comissão Vida e Família da CNBB. Na Paróquia São Miguel – Cremação, em virtude das restrições provocadas pela pandemia, a abertura da programação aconteceu com a presença de membros do grupo da Pastoral Familiar da Paróquia durante as missas dominicais do dia 09 de Agosto e ao longo da semana os integrantes também participaram das celebrações diariamente.

Na quinta-feira (13), diversos membros estiveram presentes na Missa para Cura e Libertação e nesta sexta-feira (14) o grupo realizou um Encontro de Espiritualidade, sempre respeitando as orientações de distanciamento.

Pastoral Familiar

Criada para ser um serviço realizado na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, a Pastoral Familiar tem como objetivo “apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus”.

A Pastoral Familiar está organizada em 3 setores (PRÉ-Matrimonial, PÓS-Matrimonial  e Setor Casos Especiais) e busca alcançar todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, a fim de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa.

Na Paróquia São Miguel – Cremação, a Pastoral Familiar foi implantada em 2007 e é coordenada atualmente pelo casal Alex e Marly. O grupo realiza o Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial (EPVM), o Encontro especial para casamento comunitário, Encontro de Bodas, Encontro com Adolescentes e Jovens, Encontro com os Pais e Catequizandos da Paróquia, além da visitação nas famílias.