Roteiro para Visita da Imagem de São Miguel nas Famílias

ACOLHIDA DA IMAGEM (na porta)

1. Saudação a Trindade Santa
Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo, estamos aqui (bis) para louvar e agradecer, bendizer e adorar, estamos aqui Senhor ao teu dispor. Para louvar e agradecer, bendizer e adorar, estamos aqui Senhor Deus Trino de amor.

2. Invocação ao Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo enchei os corações de vossos fiéis e ascendei neles o fogo do Vosso amor; enviai Senhor o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó DEUS que instruístes os corações de Vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Isso, vos pedimos ó Pai em Nome de Jesus Cristo Vosso Filho nosso Senhor na unidade do Espírito Santo. Amém.


3. Oração de Recepção a São Miguel
Querido São Miguel Arcanjo! Alegramo-nos porque mais uma vez visitas o nosso lar. Acolhemos-te com ternura e amor para, como família, passarmos contigo este dia especial.
Colocamos, querido São Miguel, em tua proteção, nossas alegrias, sofrimentos e aflições, nossos esforços e todas as nossas necessidades. Tudo te entregamos com amor para que nos abençoes e nos concedas as graças da tua visita, que hoje nos trazes. Guia-nos com tua proteção para que nos tornemos exemplos de vida cristã e cheguemos à felicidade eterna. Sê nossa fortaleza. Ilumina-nos e consola-nos nas dificuldades.
Concede-nos sempre o necessário para a vida, saúde e, sobretudo, a paz de Deus para os nossos lares.
São Miguel, concede-nos a graça de transformarmos em imagens de teu Filho Divino e torna-nos apóstolos do Reino de Cristo. Aceita-nos sob tua especial proteção. Livra-nos de todos os perigos! Acompanha-nos e abençoa-nos! Amém!


4. Rosário de São Miguel em Família
Dir.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo
Todos: Amém!
Dir.: Deus, vinde em nosso auxílio.
Todos: Socorrei-me sem demora.
Dir.: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Todos: Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Primeira Saudação:
Saudamos o primeiro coro dos Anjos,
Pedindo pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do coro Celeste dos Serafins, para que Deus nos torne dignos de sermos abrasados de uma perfeita caridade. Amém!
Ao primeiro coro de anjos (Pai Nosso, três Ave Maria e Glória ao Pai)

Segunda Saudação:
Saudamos o segundo coro dos Anjos,
Pedindo pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do coro Celeste dos Querubins para que o Senhor nos conceda a graça de fugirmos do pecado e procurarmos a perfeição cristã. Amém!
Ao segundo coro de Anjos (Pai Nosso, três Ave Maria e Glória ao pai)

Terceira Saudação:
Saudamos o terceiro coro dos Anjos,
Pedindo pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do coro Celeste dos Tronos, para que derrame em nosso coração a verdadeira e sincera humildade. Amém!
Ao terceiro coro de Anjos (Pai Nosso, três Ave Maria e Glória ao pai)

Quarta Saudação:
Saudamos o quarto coro dos Anjos,
Pedindo pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do coro celestes das Dominações, para que o Senhor nos conceda a graça de dominar nossos sentidos e de corrigir nossas más paixões. Amém!
Ao quarto coro de Anjos (Pai Nosso, três Ave Maria e Glória ao Pai)

Quinta Saudação:
Saudamos o quinto coro dos Anjos,
Pedindo pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do coro Celeste das Potestades, para que o Senhor se digne proteger nossa alma contra as ciladas do demônio. Amém!
Ao quinto coro de Anjos (Pai Nosso, três Ave Maria e Glória ao Pai)

Sexta Saudação:
Saudamos o sexto coro dos Anjos,
Pedindo pela intercessão de São Miguel e do coro admirável das Virtudes, para que o Senhor não nos deixe cair em tentações, mas nos livre de todo mal. Amém!
Ao sexto coro de Anjos (Pai Nosso, 3 Ave Maria e Glória ao Pai)

Sétima Saudação:
Saudamos o sétimo coro dos Anjos,
Pedindo pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do coro Celeste dos Principados, para que o Senhor encha nossa alma do espírito da verdadeira e sincera obediência. Amém!
Ao sétimo coro de Anjos (Pai Nosso, três Ave Maria e Glória ao Pai)

Oitava Saudação:
Saudamos o oitavo coro dos Anjos,
Pedindo pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do coro Celeste dos Arcanjos, para que o Senhor nos conceda o dom da perseverança na fé e nas boas obras, a fim de que possamos chegar a possuir a glória eterna do Paraíso. Amém!
Ao oitavo coro de Anjos (Pai Nosso, três Ave Maria e Glória ao Pai)

Nona Saudação:
Saudamos o nono coro dos Anjos,
Pedindo pela intercessão de São Miguel Arcanjo e do coro Celeste de todos os Anjos para que sejamos guardados por eles nesta vida mortal e para sermos conduzidos por eles à glória eterna dos Céus. Amém.
Ao nono coro de Anjos (Pai Nosso, três Ave Maria e Glória ao Pai)

Evangelho
No final, reza-se:
Um Pai Nosso em honra de São Miguel Arcanjo.
Um Pai Nosso em honra de São Gabriel Arcanjo.
Um Pai Nosso em honra de São Rafael Arcanjo.
Um Pai Nosso em honra ao nosso Anjo da Guarda.

Antífona:
Gloriosíssimo São Miguel, chefe e príncipe dos exércitos celestes, fiel guardião das almas, vencedor dos espíritos rebeldes, amado da casa de Deus, como admirável guia depois de Cristo, vós cuja excelência e virtude são eminentíssimas, dignai-vos a nos livrar de todos os males, nós todos que recorremos a vós com confiança, e fazei que pela vossa incomparável proteção, que adiantemos cada dia mais na fidelidade e perseverança em servir a Deus.
– Rogai por nós, ó bem-aventurado São Miguel, príncipe da Igreja de Cristo.
– Para que sejamos dignos de Suas promessas.

Oração
Deus, todo poderoso e eterno, que por um prodígio de bondade e misericórdia para a salvação dos homens, escolhestes para príncipe de Vossa Igreja o gloriosíssimo Arcanjo São Miguel, tornai-nos dignos, nós vo-lo pedimos, de sermos preservados de todos os nossos inimigos, a fim de que na hora da nossa morte nenhum deles nos possa inquietar, mas que nos seja dado de sermos introduzidos por ele na presença da Vossa poderosa e augusta Majestade, pelos merecimentos de Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Dir.: Oremos a São Gabriel Arcanjo
Todos: Vós, Anjo da encarnação, mensageiro fiel de Deus, abri os nossos ouvidos para que possam captar até mais suaves sugestões e apelos da graça emanada do coração amabilíssimo de Nosso Senhor. Nós vos suplicamos que fiqueis sempre junto de nós, para que, compreendendo bem a Palavra de Deus e suas inspirações, saibamos obedecer, cumprindo docilmente aquilo que Deus quer de nós. Fazei que estejamos sempre disponíveis e vigilantes. Que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo!

Dir.: São Gabriel Arcanjo.
Todos: Rogai por nós.

Dir.: Oremos a São Rafael Arcanjo
Todos: Vos que sois lança e bálsamo do amor Divino, nós vos suplicamos, feri o nosso coração e depositai nele um amor ardente de Deus. Que a ferida não se apague nele, para que nos faça perseverar todos os dias no caminho do amor. Que tudo vençamos pelo amor.

Dir.: São Rafael Arcanjo.
Todos: Rogai por nós.

Dir.: Oremos ao nosso Santo Anjo da Guarda.
Todos: Ó meu santo Anjo da Guarda, vós que fostes dado por Deus como companheiro para toda a minha vida, salvai-me para a eternidade e cumpri vossa obrigação para comigo, a qual vos foi confiada pelo Deus do amor. Sacudi-me na tibieza e livrai-me de minha fraqueza. Preservai-me de qualquer caminho ou pensamento mau. Abri meus olhos para Deus e para a Cruz. Fechai meus ouvidos para as inspirações do inimigo maligno. Velai por mim quando durmo e fortificai-me durante o dia, para o cumprimento do dever e para cada sacrifício. Deixai-me ser um dia de vossa alegria e vossa recompensa no céu.

Dir.: Santo Anjo da Guarda.
Todos: Rogai por nós.
Dir.: Oremos – Ó Deus, que organizais de modo admirável o serviço dos anjos e dos homens, fazei que sejamos protegidos na terra por aqueles que vos servem nos céus. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho na unidade do Espírito Santo.
Todos: Amém!

5. Oração de Despedida da Imagem (dia seguinte)
Querido São Miguel! Reconhecidos, agradecemos a tua visita à nossa família, bem como todas as graças que nos concedeste.
Cremos que estivesse realmente presente entre nós e intercedeste a Jesus Cristo em nosso favor, por nossas necessidades e aflições. São Miguel, por tudo muito obrigado!
Agora partes para visitar outro lar. É com carinho que nos despedimos de ti, acompanhando-o até a família seguinte. Acreditamos, contudo, que a tua presença continue no nosso lar, protegendo-nos, formando-nos e guiando-nos, voltarás a nossa casa, trazendo-nos Jesus.
São Miguel, abençoa todas as famílias! Abençoa nossa paróquia e o mundo inteiro! Amém!

6. Oração do Lar
Senhor Jesus Cristo fazei entrar nesta casa a felicidade sem fim, a alegria serena a caridade benfazeja, a saúde duradoura. Retirem-se daqui os anjos maus, e venham os anjos portadores da paz. Desapareça desta casa toda discórdia. Nossa Senhora derrame sobre nós as graças necessárias da fé. Manifestai, Senhor, em todos, o poder do vosso santo Nome e abençoai esta casa. E que possamos viver unidos numa só família, amando com mais dedicação, sofrendo com mais coragem.
Manifestai Senhor, em nós o vosso poder de vosso Santo Nome, e abençoai esta casa em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

1 Comentário

  1. Nilza Barbosa

    São Miguel Arcanjo rogai por nós e defendei-nos no combate.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *