III SEMANA MISSIONÁRIA PAROQUIAL

CONVOCAÇÃO GERAL

Caros irmãos e irmãs:

Vamos assumir nosso compromisso de cristãos na igreja, respondendo ao chamado e a missão de JESUS CRISTO, Ide pelo mundo anunciai o evangelho. O papa Francisco nos apresentar esta reflexão que uso pra nossa meditação e motivação para a III SEMANA MISSIONÁRIA PAROQUIAL DE SÃO MIGUEL.

São três os aspectos, que traçam o itinerário dos discípulos missionários, que “podem renovar o nosso zelo pela evangelização no mundo de hoje”.

Corações ardentes pelas Escrituras

Quanto ao primeiro aspecto:

Jesus aproximou-se e caminhou com eles. Seus corações ardiam, enquanto Jesus explicava as Escrituras. Na sua grande misericórdia, o Senhor toma a iniciativa de estar com os discípulos. Ele nunca se cansa de estar conosco, apesar dos nossos defeitos, dúvidas, fraquezas e de sermos pessoas de pouca fé. O Senhor é maior do que nossos problemas, mesmo quando os encontramos ao anunciar o Evangelho ao mundo, porque esta missão é d’Ele e nós somos simplesmente os seus humildes colaboradores (cf. Lc 17,10). Jesus mesmo é a Palavra viva, a única que pode fazer arder, iluminar e transformar o coração. O Papa se dirige aos missionários, dizendo: “Caríssimos, o Senhor ressuscitado está sempre convosco e vê a vossa generosidade e os vossos sacrifícios em prol da missão evangelizadora… Deixemo-nos sempre acompanhar pelo Senhor ressuscitado que nos explica o sentido das Escrituras. Deixemos que Ele faça arder o nosso coração, nos ilumine e transforme, para podermos anunciar ao mundo o seu mistério de salvação com a força e a sabedoria que vêm do seu Espírito”.

Olhos que “se abriram e O reconheceram”

Quanto ao segundo aspecto:

Os olhos se abriram e o reconheceram ao partir o pão (cf. Lc 24,30-31). Jesus, presente na eucaristia, é ápice e fonte da missão. Ao redor da mesa da eucaristia, quando Ele partiu o pão, os olhos dos discípulos se abriram e o reconheceram. Mas Ele desapareceu da sua presença (cf. Lc 24,31). Afirma o Papa Francisco: “Este fato faz compreender uma realidade essencial da nossa fé: Cristo, que parte o pão, torna-se agora o Pão partido, partilhado com os discípulos e depois consumido por eles. Tornou-se invisível, porque agora entrou dentro do coração dos discípulos para fazê-los arder ainda mais, impelindo-os a retomar sem demora o seu caminho para comunicar a todos a experiência única do encontro com o Ressuscitado”! Em consequência, cada discípulo missionário é chamado a tornar-se como Jesus, aquele-que-parte-o-pão e aquele-que-é-pão-partido para o mundo. Esta é a ação missionária por excelência, porque a Eucaristia é fonte e ápice da vida e missão da Igreja. Como afirma Bento XVI: “A Eucaristia é fonte e ápice não só da vida da Igreja, mas também da sua missão: uma Igreja autenticamente eucarística é uma Igreja missionária” (Sacramentum Caritatis 84). E para permanecermos unidos ao Senhor e darmos abundantes frutos missionários, nós precisamos da oração cotidiana, particularmente da adoração. Que o nosso coração anele sempre pela companhia de Jesus, suspirando conforme o ardente pedido dos dois discípulos de Emaús, sobretudo ao entardecer, quando afirmam: “Fica conosco, Senhor”! (cf. Lc 24,29).

Pés ao caminho, com a alegria de proclamar Cristo Ressuscitado.

Quanto ao terceiro aspecto:

Pés ao caminho, com a alegria de proclamar Cristo Ressuscitado. A eterna juventude de uma Igreja sempre em saída, Francisco recorda: “Depois de abrir os olhos ao reconhecerem Jesus na fração do pão, os discípulos partiram sem demora e voltaram para Jerusalém. Este sair apressado para partilhar com os outros a alegria do encontro com o Senhor, mostra que ‘a alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria’”. “Não se pode encontrar verdadeiramente Jesus ressuscitado”, observa, “sem se inflamar no desejo de o contar a todos. Por isso, o primeiro e principal recurso da missão são aqueles que reconheceram Cristo ressuscitado, nas Escrituras e na Eucaristia, e que trazem o seu fogo no coração e a sua luz no olhar. Eles podem testemunhar a vida que não morre jamais, mesmo nas situações mais difíceis e nos momentos mais escuros.

Deus nos confine na MISSÃO.

Derrame sobre nós o seu Espírito.

Abençoada Semana Missionária Paroquial

Côn. José Gonçalo

Pároco de São Miguel – Cremação

26/11 – Domingo

16h – Retiro Paroquial

Local: Salão Paroquial

Tema: Ide da Igreja local aos confins do mundo, corações ardentes, pés a caminho.

18h30 – Missa Solene de Cristo Rei

27/11 – Segunda

Organizar as atividades para a Semana Missionária

28/11 – Terça

Missa nos Setores às 19h30

Setores: N. Sra. de Fátima, Santa Dulce, Perp. Socorro e São Miguel

28/11 – Terça

– Perp. Socorro: Tv. 9 de Janeiro, 3172. Entre Mucajás e Bugarim

– São Miguel: Rua Fernando Guilhon, 2526. Entre Alcindo Cacela e União.

– N. Sra. de Fátima: Rua dos Caripunas, 2545. Entre Alcindo Cacela e 14 de Março.

– Santa Dulce: Tv. 9 De Janeiro, 2443. Entre Rua Fernando Guilhon e Rua dos Caripunas.

29/11 – Quarta

06h00 – Rosário de São Miguel
15h00 – Terço da Misericórdia e Adoração ao SS. Sacramento até 18h
18h00 – Benção Eucarística
18h30 – Missa, seguida de Exorcismo e Caminhada Luminosa

30/11 – Quinta

07h45 às 18h00 – Adoração

Estudo do tema: A missão dos membros do CPP na Evangelização

01/12 – Sexta

– Frei Galvão: Av. Alcindo Cacela, 3392. Entre Umariz e Mucajás.

– Esp. Santo: Rua São Miguel, 2781. Entre 3 de maio e 09 de Janeiro.

– São João Paulo II: Rua dos Caripunas, 3235. Entre 9 janeiro e 3 maio.

–  São Pedro: Rua dos Caripunas, 2600. Entre 14 de Março e Passagem Guanabara.

02/12 – Sábado

Ação Solidária (Hemopa) pela manhã

19h30 – Bingo das Pastorais

03/12 – Domingo