Abertura Ano Missionário da Família

Caros irmãos e irmãs.
FAMÍLIA:
Santuário da vida, transmissora FÉ.
ANO MISSIONÁRIO DA FAMÍLIA.

VAMOS CAMINHAR JUNTOS.
Com o tema Uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão,o Papa Francisco convida a Igreja inteira a interrogar-se sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”. Uma Igreja sinodal, segundo Francisco, é aquela que “caminha junto”, aproximando leigos, religiosos, padres e bispos em uma missão contínua de difundir o Evangelho. É um caminho eclesial que caracteriza-se por um modelo circular em que os fiéis leigos, religiosos e religiosas, diáconos, presbíteros e bispos se põem em diálogo no discernimento da realidade e busca de novos caminhos, à luz da palavra de Deus e seu espírito que sopra onde quer e como quer.

A paróquia de São Miguel  (cremação),durante o ano de 2022 realização o ANO MISSIONÁRIO, levando a todos o anúncio dá ALEGRIA DO EVANGELHO.
Nos seus oito setores de missão, os agentes com suas equipes se empenharam para corresponder ao chamado: SERVIR COM ALEGRIA E TESTEMUNHAR O MANDAMENTO DO AMOR; VEDE COM ELES SE AMAM.
Concluímos nossas atividades 2022 com a II SEMANA de PASTORAL PAROQUIAL, agradecendo e refletindo nossa caminhada.
O papel dos leigos e leigas na igreja, foi apresentado com muita sabedoria, com o discernimento dos documentos da igreja destacando o Concílio Vaticano II; o desafio da igreja no tempo atual.
Todas as forças vivas da paróquia participaram contribuído para os  novos passos.

Em 2023 viveremos o Ano Missionário da Família, em comunhão com SÍNODO( Papa),
ANO VOCACIONAL (igreja no Brasil), SÍNODO DIOCESANO( Arquidiocese)
Nossa paróquia terá como tema para a festividade e vida pastoral:
Com São Miguel, caminhamos juntos na
Comunhão, participação e missão .

Nossa missão é evangelizar
Levar a palavra de Jesus a quem dela precisar
Ser missionário é entender a palavra de Deus.
Ensinando-a com amor e fé a todos os irmãos,a Constituição Pastoral Gaudium et Spes. nos diz: o Evangelho do Senhor que salga e ilumina, através da missão da Igreja, todas as realidades humanas , pessoal, familiar, social, cultural, política, econômica, artística, corporal, psicológica, educacional, espiritual, etc… no inseparável testemunho missionário da caridade evangélica que não pode deixar de resgatar a dignidade humana, promovendo e libertando a pessoa humana integralmente, mergulhando-a no mistério salvífico de Cristo (EG 14-15; 21-23; CAPÍTULO III e IV).
A data da abertura de nossas atividades pastorais e do Ano Missionário da Família será no dia 02/02, festa da apresentação do Senhor.

Venho convocar a todos para juntos fazermos esta experiência de uma igreja sinodal.
CAMINHAR JUNTOS.
Programação para o dia 02/02/2023.
• Abertura das atividades do ano pastoral. Às 18:00 Queimar de fogos em cada setor de missão e Repicar dos sinos. As 18:30 caminhada luminosa saindo dos setores.
• Missa solene às 19:00.
• Profissão de Fé do CPp e demais coordenações.

A Cristo,que era,que é e que há de vir,Senhor do tempo e da história, louvor e glória pelos séculos dos séculos.
AMÉM.

Feliz ANO PASTORAL.
Côn.José Gonçalo Vieira.
Pároco
Belém 30 de janeiro de 2023.